Pesquisar
Close this search box.

Inmet avalia panorama geral do último Relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas

temperatura da superfície global deve aumentar ainda mais nas próximas décadas, assim como a variação de chuva e de disponibilidade de umidade no solo conforme. 

O alerta sobre as consequências das mudanças climáticas consta na 6° edição do Relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).

Os dados foram traduzidos e analisados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e publicados em relatório disponibilizado no site da instituição ontem (dia 15).

Saiba maisAlgodão: eventos climáticos reduzem estimativa de produção global

“A importância do relatório é analisar as mudanças no clima mundial e os impactos nos setores da meteorologia, meio ambiente, economia, agricultura, gestão pública, entre outros”, afirma o mestre e doutor em Climatologia e meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Mozar de Araújo Salvador.

Criado a partir de reuniões periódicas de cientistas de diversas áreas, o IPCC faz a análise de dados reais e projeções futuras para o clima no mundo, considerando cenários mais otimistas, com baixa intensidade e impactos menores, e, também, os pessimistas, que apresentam níveis de gravidade maiores.

Temperatura global é maior preocupação

De acordo com o estudo, a temperatura global pode aumentar, em média, de 1°C a 4°C, provocando consequências significativas para a sociedade. A figura abaixo faz uma simulação de como ficaria o planeta com um aquecimento de 4°C.

O panorama geral sobre a 6° edição do Relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) do Inmet faz uma avaliação de cada cenário e possíveis consequências.

Veja Mais

Siga-nos nas Redes Sociais

Inscreva-se e receba notícias relevantes para o seu negócio

Também pode te interessar

Assine nossa newsletter semanal

Seja notificado sobre novos artigos
Preencha o formulário abaixo

E em alguns minutos um dos nossos consultores irá entrar em contato com você.

Qual seu investimento disponível?*