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Em busca de sustentabilidade e economia, os veículos elétricos e híbridos vêm ganhando espaço no mundo inteiro, incluindo o Brasil. Essa tendência está conquistando também o setor agropecuário, com a introdução de novas tecnologias que prometem transformar o campo.

Tratores Elétricos e Híbridos

O trator 100% elétrico da New Holland, com 75 cavalos de potência, é equipado com uma bateria de lítio de 110 quilowatts (kW) e pode operar de 4 a 8 horas ininterruptas, dependendo do nível de aplicação. Apresentado na Agrishow, o modelo ainda é um conceito, com a montadora buscando entender a aceitação do mercado e as necessidades dos produtores.

Além de não emitir poluentes, o trator elétrico também não gera ruídos, o que é uma vantagem em áreas próximas a ambientes urbanos ou hospitais e para trabalhos noturnos, afirma Flavio Mazetto, diretor de portfólio e produto da CNH, grupo que controla a New Holland.

O trator movido a biometano da companhia já está disponível para comercialização. O biometano é produzido a partir de rejeitos orgânicos processados, resultando em biogás. A produção de combustível na própria fazenda pode reduzir custos, eliminar despesas com descarte de resíduos e diminuir a emissão de gases poluentes, além de possibilitar créditos de carbono.

A empresa também desenvolve um modelo híbrido, movido a biodiesel e eletricidade, e outro movido a hidrogênio verde. Um trator 100% movido a etanol também está em desenvolvimento, atendendo à demanda do mercado brasileiro.

Veículos Elétricos no Campo

A montadora chinesa BYD lançou no México a primeira picape híbrida, que também estará disponível no Brasil. Batizada de Shark, a caminhonete tem um motor de 430 cavalos, movido a gasolina e eletricidade, com uma autonomia de 840 km, sendo 100 km exclusivamente com as baterias.

De acordo com Henrique Antunes, diretor comercial da BYD Brasil, se o produtor captar energia solar na fazenda, abastecer a picape custaria o equivalente a R$ 0,20/kW, permitindo rodar 100 km apenas no modo elétrico. A montadora também prepara um modelo de picape movido a etanol, que utilizará a bateria elétrica para compensar a perda de desempenho do biocombustível.

Crescimento do Mercado de Veículos Elétricos e Híbridos

Nos últimos três anos, a procura por veículos elétricos ou híbridos vem aumentando no Brasil. Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), as vendas foram:

  • 2020: 19.700 unidades
  • 2021: 35.000 unidades
  • 2022: 49.200 unidades
  • 2023: 88.900 unidades
  • 2024: 142.000 unidades (previsão)

Desafios e Perspectivas

Apesar do crescimento, os veículos elétricos ou híbridos representam menos de 1% do mercado automobilístico brasileiro. Para acelerar a transição, é necessário implementar uma política nacional de incentivo.

No caso dos tratores, o principal desafio é desenvolver baterias capazes de garantir o funcionamento pleno dessas máquinas no campo. Segundo Angel Garcia, diretor da Faculdade de Engenharia Agrícola da Unicamp, os tratores demandam muita energia, exigindo baterias de grande volume e peso. No entanto, avanços têm sido feitos para desenvolver baterias mais leves e com maior capacidade de armazenamento.

Conclusão

A adoção de veículos elétricos e híbridos no campo é uma tendência crescente, impulsionada pela busca por sustentabilidade e eficiência. Com novos modelos sendo desenvolvidos e tecnologias avançando, o agronegócio brasileiro pode se beneficiar significativamente dessas inovações, contribuindo para a redução de custos e a preservação ambiental.

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